Na segunda-feira, a revista Veja publicou uma notícia falsa sobre o apresentador do Domingo Legal, programa do SBT. A notícia, que viralizou nas redes sociais, dizia que o apresentador agradeceu ao presidente Lula por injetar verba no SBT por meio de publicidade, após uma propaganda da estatal Petrobras no último domingo, dia 22 de dezembro.
Após a fake news da Veja tomar a internet, Celso Portiolli precisou se pronunciar por meio de suas redes sociais para desmentir. O apresentador legendou um trecho do Domingo Legal e publicou na rede social X, com a seguinte legenda: “Obrigado Luma e ele ouviu outra coisa. Parabéns Veja”. No vídeo, Portiolli claramente fala “obrigado” para uma mulher da plateia chamada Luma.
Logo após o apresentador expor a fake news e a revista ser submetida a uma checagem no X, a publicação foi apagada, assim como a notícia no site da revista. No entanto, não houve nenhuma retratação pela notícia falsa.
O jornalista está sendo comparado com a Velha Surda, famosa personagem da Praça da Alegria e A Praça É Nossa, que brinca com as incompreensões e entendimentos equivocados na interação.
Em resposta à publicação do apresentador, um internauta sugeriu que ele processasse a revista: “Processa eles, Celsão! Um canal midiático desse tamanho fazer uma notícia desse tipo é muito ridículo, fica bem claro que você falou Luma… Ela também estava ao seu lado, então faz menos sentido ainda falarem que ‘erramos sem querer’”, escreveu um usuário no X.
O apresentador prontamente respondeu: “Já está com o advogado”.