Um vídeo publicado pela página de fofoca POPTime causou um alvoroço no X, antigo Twitter, de ontem para hoje. No vídeo, uma mulher fala que encontrou uma promoção de achocolatado por 99 centavos, mas o marido insistiu em comprar Toddynho, que custa três vezes mais caro, pois sempre cede aos gostos da sua enteada.
O assunto chegou a ficar entre os mais comentados do X e a moça recebeu várias críticas dos internautas.
Porém, indo atrás da fonte do vídeo, descobri que ele saiu de uma conta fanfiqueira do TikTok. Na própria bio do perfil é informado que são histórias fictícias. Em outro vídeo, é feito algo ainda mais absurdo. Ela diz que seu marido acostumou a filha a consumir produtos caros e, para evitar os altos custos, passou a fazer um truque: prepara o achocolatado com leite e Toddy genérico, colocando-o na embalagem original do Toddynho.
O perfil, que tem quase 150 mil seguidores e mais de 5 milhões de curtidas, tem diversos vídeos com histórias falsas e com muitas visualizações no TikTok. Só falando da sogra, tem mais de 100 vídeos.
Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas de mídia social mais populares, especialmente entre os jovens. No entanto, com sua crescente popularidade, também surgiram preocupações em torno do fenômeno das histórias falsas. Essas narrativas, muitas vezes elaboradas e envolventes, são compartilhadas amplamente, atingindo milhões de visualizações em pouco tempo. Os criadores usam vídeos curtos e técnicas de edição atraentes para tornar essas histórias convincentes, aproveitando-se da natureza viral da plataforma.