Fiscalização do Pix pela Receita Federal gera memes e paródias

Em uma medida que gerou grande repercussão nacional, a Receita Federal anunciou que aumentará a fiscalização de transações financeiras realizadas por meio de Pix e cartões de crédito. De acordo com a nova regra, movimentações mensais que ultrapassem R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, serão reportadas automaticamente ao governo.

A iniciativa tem sido alvo de uma chuva de críticas e acusações contra o governo Lula, acusado de utilizar a medida como uma forma de aumentar a arrecadação de impostos, mesmo às custas de maior vigilância sobre os cidadãos.

O impacto da decisão rapidamente ultrapassou as bolhas de discussão política, tornando-se um dos temas mais comentados na última semana. Segundo dados do Google Trends, o assunto tornou-se o quinto mais buscado no país nos últimos sete dias, mostrando o tamanho da preocupação e da polêmica gerada entre os brasileiros.

A reação popular não demorou a surgir. Redes sociais foram inundadas por memes e paródias musicais.

Houve até mesmo esquetes humorísticas ironizando a situação do trabalhador brasileiro diante da medida do governo.

Com uma rejeição crescente à medida, resta saber se o governo estará disposto a recuar diante da pressão popular ou se continuará com a política de monitoramento, ampliando o desgaste com a opinião pública.

Compartilhar: - -
Sair da versão mobile