Lord Vinheteiro, um dos pianistas mais populares no YouTube, com mais de 7 milhões de inscritos, esqueceu a senha de sua carteira de Bitcoin e, consequentemente, perdeu acesso aos seus quatro Bitcoins, o equivalente a mais de R$ 2 milhões. Por causa disso, o youtuber teria ido parar no hospital.
Vinheteiro fez uma publicação no X pedindo auxílio para recuperar o acesso à sua carteira de Bitcoin. Em vídeo, ele afirmou que a empregada pode ter jogado fora acidentalmente o papel com a senha enquanto organizava partituras antigas.
“Como eu faço pra recuperar a senha da minha carteira de BTC sem as chaves? Alguém poderia ser gentil e me ajudar com isso?”
O pianista ainda enviou uma mensagem ao TubaCast, um podcast de finanças, pedindo ajuda para recuperar seus Bitcoins. Durante o podcast, um especialista explicou que caso não tenho o PIN de acesso ou as palavras, ele não recupera mais. Ele ainda alertou que, ao tentar acessar a carteira utilizando o PIN, um erro repetido por três vezes acionaria a formatação automática da carteira, resultando na perda irreversível dos valores.
No domingo, Vinheteiro revelou em uma publicação no X que foi vítima de um golpe enquanto buscava recuperar o acesso à sua carteira de Bitcoins.
“Até agora não consegui recuperar os BTC perdidos. Muitos se prontificaram a me ajudar, mas todos pediram comissão pra ajudar e com pagamento antecipado. Cheguei a dar um cascalho pra um cara me ajudar, mas ele sumiu após o pagamento. No Brasil ninguém ajuda ninguém. Só querem ganhar o deles antecipadamente e não ajudar em nada. São egoístas. Eu realmente não consigo entender como esse país ainda não faliu. O jeito é ir pegar o primeiro voo e ir embora pra Inglaterra.”
A experiência, que começou com a esperança de recuperar os valores perdidos, tornou-se uma sucessão de frustrações para o youtuber. O episódio chama atenção para a importância da segurança no armazenamento de senhas de carteiras digitais.