Nubank sofre cancelamento por suposta ligação com a Brasil Paralelo

O Nubank foi alvo de cancelamento de petistas após a cofundadora, Cristina Junqueira, compartilhar no Instagram um convite que recebeu da Brasil Paralelo, para uma palestra do psicólogo e escritor conservador Jordan Peterson.

A produtora Brasil Paralelo, que assume um viés conservador, foi acusada de ser de extrema-direita por lulistas. Em protesto, alguns chegaram a anunciar o cancelamento de suas contas no Nubank.

Pronunciamento do banco

Após a repercussão, o Nubank emitiu uma nota esclarecendo que a co-fundadora, Cristina Junqueira, apenas recebeu e agradeceu um convite para o lançamento de um livro de um autor canadense, organizado em parceria com um veículo de comunicação.

O banco destacou que Cristina Junqueira não possui qualquer parceria com os organizadores do evento, e que a empresa não patrocina nem endossa a Brasil Paralelo ou seus conteúdos.

Nossa co-fundadora recebeu –e agradeceu– um convite para o lançamento de um livro de um autor canadense, organizado em parceria com um veículo de comunicação. Reiteramos que Cristina Junqueira não tem qualquer parceria com os organizadores do evento, e que o Nubank não patrocina essa organização nem endossa seus conteúdos.

Além disso, existem menções ao perfil de um ex-funcionário do Nubank que hoje trabalha no veículo de comunicação citado nas redes. Por respeito à proteção de direitos de funcionários e ex-funcionários, não divulgamos informações pessoais ou histórico profissional.

O Nubank tem uma postura apartidária e não se associa a movimentos políticos, religiosos ou ideológicos. Possuímos um Código de Conduta que promove os direitos humanos, estabelece um padrão ético rigoroso, e não tolera atividade ilícita, discriminatória e abusiva de nenhum tipo.

Ataque coordenado

Algo que chamou muita atenção nas redes sociais foi a campanha coordenada de “cancelamento” contra o Nubank, promovida por grandes perfis de fofoca lulistas como “Alfinetei” e “Otariano”. Esses perfis compartilharam textos praticamente idênticos, com ataques a produtora conservadora.

Enquanto alguns cancelavam o Nubank e outros defendiam a instituição, houve quem apenas fizesse piadas sobre a situação.

Palestra de Jordan Peterson

Sendo a primeira no Brasil, a palestra do famoso psicólogo aconteceu na terça-feira, em São Paulo, contando com a presença de diversos famosos. Entre os presentes estavam o ator Juliano Cazarré, o empresário Pablo Marçal e a influenciadora e nutricionista Lara Nesteruk.

Compartilhar: - -
Sair da versão mobile