A pesquisadora Michele Prado foi demitida pela USP após desmentir fake news da Daniela Lima, apresentadora da GloboNews, que está nos trending topics do X quase todos os dias por causa de suas falas polêmicas.
A última fala polêmica que viralizou na internet foi quando ela desmereceu os voluntários no Rio Grande do Sul e tentou elevar a atuação do governo.
Voltando à treta entre Daniela Lima e Michele Prado. Tudo começou quando Daniela Lima distorceu uma pesquisa ao vivo na Globo News. Ela disse que 1/3 dos posts nas redes seriam “desinformação”, quando a pesquisa, que teve a participação de Michele Prado, tratava sobre “discursos antigovernamentais”.
Vendo o que Daniela Lima tinha feito com uma pesquisa do seu grupo, Michele Prado decidiu se manifestar pela rede social X. Ela revelou que o estudo não classificou os posts como fake news, mas apenas como um percentual de discursos com sentimentos contra o governo.
Após expor a manipulação da apresentadora, a pesquisadora disse que Daniela teria ido até seu WhatsApp para esculachá-la. Prado ainda disse que a apresentadora “deveria trabalhar como assessora de partido, não como jornalista”.
Dois dias depois do post falando sobre a importunação de Daniela no WhatsApp, a pesquisadora acusou a apresentadora de assédio moral.
Após o Ministro da Secom do Governo Lula, Paulo Pimenta, aparentemente citar o mesmo estudo, Michele repostou e fez uma pergunta: “Qual estudo, Ministro?” E logo em seguida denunciou a mentira de Daniela Lima. Porém, foi ignorada pelo ministro.
Mais tarde, a pesquisadora informou que foi “desligada” do grupo de pesquisa da USP, provavelmente por ter denunciado a desinformação de Daniela.
As denúncias não pararam. Michele Prado também fez uma denúncia ainda mais grave contra a primeira-dama, Janja.
“E a todos (e são muitos, de todos os espectros ideológicos) amigos jornalistas, recomendo cuidado e atenção com a milícia digital criada pela 1⁰ dama pois é um gabinete do ódio muito mais nocivo, virulento e preocupante pois pauta o debate público, imprensa e o governo.”Michele Prado