Renato Trezoitão enfrenta cancelamento após falas sobre escravidão

Famoso na internet por suas falas polêmicas em diversos podcasts, Renato Amoedo, mais conhecido como Trezoitão, está enfrentando seu primeiro cancelamento por uma fala sobre escravidão e monarquia, proferida durante participação no podcast 3 Irmãos, em novembro. Alguns ainda usaram a situação para criticar o youtuber Wilker Leão, que também participava do bate-papo.

Conhecido por suas opiniões polêmicas, o influenciador gerou indignação de alguns internautas ao questionar a Lei Áurea e sugerir que a abolição da escravatura poderia ter ocorrido de forma “gradual” e sem revogação de propriedades.

Durante a conversa, Trezoitão afirmou que a escravidão no Brasil já estava em processo de extinção devido à implementação de leis como a do Ventre Livre e a do Sexagenário. Ele argumentou que “a escravidão acabaria de qualquer maneira em menos de 40 anos” e que a revogação das propriedades de escravocratas, promovida pela Lei Áurea, foi um equívoco.

“Foi uma lei que violou direitos de propriedade estabelecidos, que trouxe insegurança jurídica e impopularidade à casa imperial”, disse o influenciador, ao justificar sua visão de que a abolição deveria ter sido realizada de forma gradual e sem prejuízo aos proprietários de escravos.

A declaração gerou uma onda de críticas nas redes sociais, tanto em setores da esquerda quanto em alguns grupos da direita.

Compartilhar: - -
Sair da versão mobile