Globo não consegue direito de transmissão do Festival de Parintins

Capa Vídeo
16/06/2024 11:06

O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, uma das maiores festas regionais do país, não será mais transmitido pela TV Globo este ano. A emissora tinha anunciado pela primeira vez a transmissão do evento, mas um impasse com a TV A Crítica, que detém os direitos de transmissão até 2025, impediu o acordo.

O anúncio da transmissão pela Globo foi feito em maio, após um acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, que acreditava haver viabilidade jurídica para incluir a Globo na transmissão. No entanto, a TV A Crítica, que transmite o festival há 10 anos, reagiu contra a notícia, alegando que o acordo violava seu contrato e ameaçando levar o caso à Justiça, além de acusar o governador de mentir.

A TV A Crítica emitiu uma notificação extrajudicial a João Roberto Marinho, presidente da Rede Globo. O departamento de compliance da Globo decidiu então negociar diretamente com a Rede Calderaro.

Segundo o jornalista local Marcos Santos, estava tudo acertado para as transmissões do evento pela Globo Internacional, Multishow e Globo Play. No entanto, a TV A Crítica se opôs à transmissão em TV aberta pela Rede Amazônica, alegando que isso prejudicaria sua carteira de anunciantes. A Globo e a Rede Amazônica concordaram com a condição de que, em 2025, a transmissão pudesse ser feita nacionalmente, inclusive pela própria Globo. No entanto, foi nesse ponto que as negociações travaram.

No dia 13 de junho, a Globo emitiu um comunicado explicando que não conseguiu um acordo com a detentora dos direitos de exibição.

“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento.

A Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento. A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities.

A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica.”

Após a desistência da Globo, a TV amazonense se manifestou, dizendo que não chegou a um “acordo momentâneo” com a Globo e criticando a afiliada da emissora no Amazonas.

O apresentador mais famoso da emissora amazonense, Sikera Júnior, também comentou o assunto. Ele afirmou que a Globo tentou tomar o controle do evento, que eles já organizam há muito tempo com grande esforço.

Sikera também mandou um recado para um jornalista, possivelmente da Globo: “Se chorar, manda áudio… não foi o recado do jornalista de lá. E eu digo: se chorar, atravessa a rua e venha dar um abraço na gente, porque aqui é tudo de irmão, e amanhã… o futuro a Deus pertence.”

A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que traz a disputa dos bois Garantido e Caprichoso, na Ilha Tupinambarana, será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Juliana Souza é a voz por trás das colunas mais quentes do TrendNews 360. Com uma carreira de mais de 5 anos no jornalismo de entretenimento, Juliana é conhecida por seu olhar afiado e suas análises perspicazes sobre o mundo das celebridades.
Veja também