Tiago Leifert debate com influenciadora sobre fala “polêmica” envolvendo Vini Jr

Capa Vídeo
01/11/2024 13:11

Ontem, Tiago Leifert convidou uma influenciadora militante para um debate em sua live sobre o contexto de sua fala sobre Vini Jr. não ter comparecido à cerimônia da Bola de Ouro. Na visão do jornalista esportivo, o jogador deveria ter ido, mesmo sabendo que não iria ganhar.

O que era apenas uma suposição ou um conselho acabou sendo compartilhado em um corte de 30 segundos da fala do jornalista, como se fosse uma crítica ao jogador (que ele vinha elogiando durante a live toda); ou até mesmo, segundo muitos militantes, uma imposição de um branco a um negro, numa visão que enxerga o mundo em preto e branco.

O suposto debate já começou com uma propaganda e a influenciadora praticamente admitindo que sua opinião era baseada em um corte.

Enquanto Leifert defendia seu ponto pelo prisma do futebol, a militante levava a discussão para o lado do racismo. Os dois nunca chegavam a um acordo, com ambos elevando o tom em determinados momentos. Algumas vezes, a influenciadora ameaçou deixar a conversa, e Tiago ficava claramente preocupado.

Após muita discussão, Leifert acabou cedendo e praticamente pedindo desculpas por algo que ele não fez, fazendo exatamente o que os militantes desejavam.

Nos comentários da live, a grande maioria criticava a militante e elogiava a paciência de Tiago.

“Mano, Tiago merece um troféu!!! Parabéns pela paciência, porque olha que DIFÍCIL!!!! O mundo tá do jeito que tá por causa de pessoas com essa mentalidade.”, dizia um comentário no vídeo.

“Cara, que mulher chata. Sou mulher, negra, mãe de dois filhos e não vi necessidade nenhuma das asneiras que ela falou. Ela tá colocando a vivência dela, que não é jogadora de futebol, numa conversa que é sobre bola. Esses ativistas são totalmente descontrolados e despreparados, com argumentos pífios. Ele se explicou demais, pro meu gosto. Nenhuma pessoa (ninguém) deve estar onde não se sente bem, e não necessariamente um negro.”, disse uma internauta.

“Bizarro como ela vive numa bolha de luta identitária e movimento social e acusa o Tiago de estar numa bolha. Se ela acompanhasse, saberia que o próprio jornalista da Espanha votou no Vini. Toda essa confusão porque ela não viu a live toda, admitidamente, e se baseou num clipe de 30 segundos em que o Tiago supostamente quer ensinar um negro a agir, só porque ele falou ‘você devia ter feito tal coisa’, olha que exagero, que extrapolação. Se o Tiago tivesse dito isso na terceira pessoa (‘eu acho que o Vini deveria ter feito tal coisa’) ninguém iria chiar. É uma simples questão de interpretação. Ela claramente teve uma interpretação maliciosa, querendo encaixar numa caixinha de racismo, à força. Essa galera do Twitter é totalmente biruta da cabeça.”, seguiu outro comentário.

Houve também alguns comentários sobre a atitude de Leifert ao final da discussão. Por exemplo, um usuário disse: “Tiago deu sangue aos tubarões. Tudo que UOL/Terra/Catraca Livre queriam. Mulher desequilibrada que fez de tudo pro Tiago perder a linha.”

Na minha visão, a discussão não é sobre racismo, mas também não é apenas sobre futebol. Tiago Leifert se auto-sabotou no final da discussão, dando razão à militante e, de certa forma, justificando todos os ataques que recebeu por causa de uma simples fala, que, se fosse sobre um jogador branco, não seria interpretada de forma literal.

Juliana Souza é a voz por trás das colunas mais quentes do TrendNews 360. Com uma carreira de mais de 5 anos no jornalismo de entretenimento, Juliana é conhecida por seu olhar afiado e suas análises perspicazes sobre o mundo das celebridades.
Veja também