Pedro Cardoso recebe críticas por post sobre morte de Sílvio Santos

Capa Vídeo
20/08/2024 21:08

No último final de semana, o ator Pedro Cardoso, famoso por seu papel em “A Grande Família”, gerou polêmica ao publicar um longo texto em suas redes sociais. Nele, Cardoso fez duras críticas ao apresentador Silvio Santos e ao ex-político Delfim Netto, ambos falecidos recentemente. Delfim Netto, que foi um influente superministro durante a ditadura militar, também atuou como deputado por cinco mandatos e foi conselheiro do ex-presidente Lula nos primeiros governos.

Para Cardoso, as contribuições públicas de Silvio Santos e Delfim Netto foram “degradantes”, principalmente pelo suposto apoio que ambos teriam dado à ditadura militar no Brasil.

Também sobrou pra quem lamentou e prestou homenagem. O ator expressou indignação diante dos elogios póstumos que ambos receberam, afirmando que esses reconhecimentos mascaram a verdade sobre o papel que desempenharam durante o regime autoritário.

“Os dois serviram a ditadura militar torturadora de 61, 64, 68. A ditadura que assassinou pessoas que a ela se opunham, como todas as ditaduras o fazem. Por mim, o falecimento deles seria deixado na intimidade de seus familiares. Toda dor merece ser respeitada. Mas quando a morte parece redimir automaticamente abusadores do brasil, tais esses dois funcionários da ditadura recente, e um bando de ‘celebridades’ — alguns que ontem se diziam lutar pela democracia quando do ataque bolsonarista — vem enaltece-los as proezas, sinto-me ofendido. E, mais grave, sinto o peso da gigantesca hipocrisia dos que desejam enriquecer agradando aos que já são ricos”, disse o ator em postagem no Instagram.

No mesmo texto, Cardoso ainda mencionou o bilionário Elon Musk, criticando sua postura em relação à soberania brasileira e fazendo uma associação entre ele e os apoiadores do autoritarismo global. O ator encerrou seu texto com um apelo aos seus colegas para que se posicionem em defesa da verdade, para evitar que uma “realidade falsificada” prevaleça.

A reação ao texto foi imediata. Embora Pedro Cardoso tenha bloqueado os comentários em sua postagem, ele recebeu apoio de algumas figuras públicas, como Mauro Machado, pai da cantora Anitta, que disse: “Incrível como realmente as pessoas esqueceram o que foi a ditadura. Os beneficiados e os aproveitadores do totalitarismo têm as mesmas características dos apoiadores de Bolsonaro.”

Entretanto, as críticas também vieram em grande número. O nome de Pedro Cardoso rapidamente figurou entre os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) na manhã desta terça-feira (20). Muitos internautas o acusaram de hipocrisia, lembrando que ele fez sua carreira na TV Globo, emissora que apoiou ativamente a ditadura militar.

“O cara fez carreira e enriqueceu dentro da Globo, do grande Roberto Marinho que era aliado fortíssimo da ditadura. É muita hipocrisia escrever isso sobre o S.S, e por fim, não fazer, ao menos, uma meia culpa sobre o seu próprio oportunismo. E ainda chama terceiros de hipócritas”, criticou um usuário na rede social X.

Juliana Souza é a voz por trás das colunas mais quentes do TrendNews 360. Com uma carreira de mais de 5 anos no jornalismo de entretenimento, Juliana é conhecida por seu olhar afiado e suas análises perspicazes sobre o mundo das celebridades.
Veja também