Isabel Veloso: Da Luta Contra o Câncer à Controvérsia nas Redes
![Capa Vídeo](https://trendnews360.com.br/imagem-post/285.webp)
Isabel Veloso, uma jovem brasileira que conquistou a atenção das redes sociais com sua comovente história de vida, foi diagnosticada em 2021, aos 15 anos, com Linfoma de Hodgkin, um câncer agressivo que atinge o sistema linfático. Durante os últimos anos, Isabel enfrentou uma dura batalha contra a doença, passando por tratamentos intensivos como quimioterapia e transplante de medula óssea. Em novembro de 2023, após muita luta, ela foi declarada curada, para alívio de seus seguidores.
Contudo, o que parecia ser o fim de uma jornada dolorosa se transformou em uma nova fase de desafios e controvérsias. Em 2024, Isabel voltou a ganhar notoriedade ao compartilhar que, segundo os médicos, seu prognóstico era de apenas seis meses de vida. Com o tempo limitado, ela mobilizou uma vakinha on-line, arrecadando mais de R$ 40 mil para realizar alguns de seus maiores sonhos, incluindo o de se casar.
A história de Isabel tomou um rumo inesperado no último dia 11, quando ela anunciou estar grávida de seu primeiro filho, causando alvoroço entre seus seguidores. A notícia, que deveria ser celebrada, levantou dúvidas e dividiu opiniões, especialmente devido ao diagnóstico terminal previamente divulgado por Isabel.
Para esclarecer as dúvidas, o gshow entrevistou a médica de Isabel, Melina Branco Behne, que trouxe um novo contexto à situação. Segundo a médica, a jovem não está em estágio terminal, mas sim sob cuidados paliativos. Melina explicou que os cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e incuráveis, sem que isso signifique que o paciente esteja no processo ativo de morte, como ocorre em um estágio terminal.
“A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida – por isso podemos dizer que ela está em cuidados paliativos. Já o estágio terminal é um termo usado para se dirigir ao paciente que o processo ativo de morte já se iniciou e não tem retorno”, disse a médica ao gshow.
Essa revelação provocou um verdadeiro furor na internet. Muitos internautas começaram a questionar a veracidade das declarações anteriores de Isabel, gerando uma onda de críticas e acusações de que a jovem teria mentido sobre sua condição.
Com toda a polêmica, Isabel Veloso usou seu Instagram, na terça-feira (27/8), para se defender das críticas que recebeu após a declaração de sua médica. Ela se justificou, afirmando que a doença foi estabilizada e que agora está sob cuidados paliativos.
A explicação da influenciadora não convenceu muitos internautas, que resgataram vídeos antigos onde ela dizia ter pouco tempo de vida e afirmava enfrentar um câncer terminal.
Também chamaram atenção para o fato dela ter mudado sua biografia no Instagram, que afirmava estar com câncer terminal e agora diz está sob cuidados paliativos.
Até o Vilela, que se emocionou quando Isabel participou de seu podcast, foi alvo de chacota, sendo comparado com Edu Guedes.
O termo “câncer terminal” refere-se a um câncer que não pode ser curado e que, eventualmente, levará à morte do paciente. Neste estágio, os tratamentos médicos tradicionais (como quimioterapia ou radioterapia) não são mais eficazes para curar a doença. No entanto, esses tratamentos podem ainda ser utilizados para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Embora o câncer terminal seja incurável, o tempo de vida restante pode variar, e alguns pacientes podem viver por meses ou até anos, dependendo de vários fatores como o tipo de câncer, o local e a agressividade da doença.
Já o estágio terminal é um termo que geralmente se aplica a qualquer doença (não apenas ao câncer) quando o processo ativo de morte já começou e é irreversível. Neste estágio, o corpo está começando a falhar, e a expectativa de vida é normalmente muito curta, muitas vezes limitada a dias ou semanas. O foco dos cuidados médicos neste ponto é exclusivamente no alívio do sofrimento e no conforto do paciente, já que a morte é iminente.
A influenciadora está recebendo uma enxurrada de críticas em suas publicações, que ainda estão com os comentários abertos no Instagram.